Primeira triagem é realizada na escola José Lima

27/09/2013 12:45

A coleta seletiva caseira é uma atividade prática do projeto de extensão “Amigo do Catador” que está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lima e que conta com a participação dos pais dos alunos alvos do projeto. Desde o início das atividades, que aconteceu em agosto de 2013, os alunos e pais estão sendo incentivados a separarem em casa os materiais recicláveis. Nesse período, todo o material então separado em casa foi levado para a escola, ficando armazenado até que acumulasse um volume considerável para realizar a primeira triagem, que ocorreu em no final de setembro de 2013.

A triagem consistiu na separação dos resíduos recicláveis por categoria (papel, plástico, metal), que foi pesada separadamente com o propósito de estimar a quantidade doada aos catadores. O processo contou com a participação da coordenadora do projeto, a Bióloga Patrícia Neves, da bolsita do projeto, a acadêmica de Gestão Ambiental da UNIPAMPA, Cíntia Libel, dos alunos alvo, e de dois catadores da associação Sepé Tiaraju (Otília e Renato).

Nesta primeira triagem foi estimada a produção de 38 Kg de material reciclável (18 Kg de plástico, 1 Kg de metal, 15 Kg de papelão e 4 Kg de papel) que foram doados aos catadores da Associação Sepé Tiaraju.

As triagens terão periodicidade mensal, portanto, a próxima está prevista para ocorrer em outubro de 2013.

 

Participação dos alunos na primeira triagem realizada na Escola José Lima.

 

Os catadores, Otília e Renato, representantes da Associação Municipal Sepé Tiaraju após receberem o material doado pelos alunos da Escola José Lima.