Reciclagem lixo dará desconto em conta

08/06/2013 22:07

Publicado na terça-feira, 14 de maio de 2013 às 07:00, no diário do grande ABC

 

Natália Fernandjes 
Do Diário do Grande ABC

 

A partir de hoje, clientes da AES Eletropaulo nos 24 municípios de atuação, inclusive as sete cidadesdo Grande ABC, terão oportunidade de trocar lixo reciclável por desconto na tarifa de energia por meio do projeto Recicle Mais, Pague Menos, iniciativa que visa a eficiência energética a partir do reaproveitamento de materiais.

A meta é instalar dez postos de coleta de resíduos recicláveis até o próximo ano, sendo quatro até dezembro. O primeiro deles funcionará na Rua Joaquim Forzano, em frente ao número 50, na Vila Guacuri, divisa com Diadema, na Zona Sul da Capital. "Por enquanto começa na Capital, mas qualquer cliente da área de concessão pode levar seu material e participar da iniciativa", destaca a analista de sustentabilidade da AES Eletropaulo, Andrea Santouro Silveira.

Conforme explica a analista, a escolha da comunidade onde será instalado o ponto de troca do material reciclável leva em conta, além do nível de inadimplência do cliente, o bom relacionamento com os moradores. "Estamos analisando os locais onde serão instalados os postos para a realização da troca", destaca.

Para participar, os clientes devem comparecer ao posto, que será administrado pela empresa parceira Multilixo, e se cadastrar. Basta levar uma conta de energia atual para receber o cartão de adesão ao programa. Serão aceitos quatro tipo de materiais: papel, plástico, metal e vidro. O local funcionará inicialmente de terça e quinta-feira, das 9h às 16h.

O material será pesado e o valor de cada resíduo será contabilizado de acordo com tabela de preço de produtos recicláveis. Dessa forma, o total obtido com o lixo entregue será automaticamente descontado na próxima fatura de energia elétrica do cliente. "Não há limite máximo para a troca de materiais. Caso o desconto seja maior que a fatura do cliente, os créditos serão lançados na próxima conta", explica Andrea.

MODELO

A iniciativa começou a funcionar há dois meses em Canoas, no Rio Grande do Sul, área onde opera a AES Sul. Por lá, foram arrecadadas 10 toneladas de materiais e o desconto para os clientes já chegou a R$ 78 em uma única fatura. "O interessante é que o consumidor pode reduzir sua conta em até 100%, dependendo do volume de lixo armazenado", observa Andrea.